segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012


A Rádio Vaticano é uma rádio multimídia e não uma ‘velha rádio’ em ondas curtas: trabalha em sinergia com os outros meios de comunicação do Vaticano, com redes de rádio católicas e do serviço público e agências de informação e em estreita colaboração com várias Conferências Episcopais – como é o caso do Programa Brasileiro, criado em 12 de março de 1958.

No sentido de um amplo envolvimento de todos e de um comum sentimento de pertença deste dia 13 de fevereiro, a Direção de Programação da RV convidou todas as redações linguísticas da emissora a reservarem um espaço em suas grades a esta recorrência. 

A RV é uma comunidade de cerca de 400 funcionários de 60 nacionalidades diferentes. Temos 40 redações de línguas diversas, algumas nascidas 80 anos atrás, na fundação da Rádio do Papa. 

Sobretudo, a RV é uma emissora de “serviço público” a serviço da Igreja e do Papa no 
diálogo com o mundo, dando voz a quem frequentemente não a tem.

Graças a seus 17 noticiários transmitidos ao vivo, aos espaços de aprofundamento e 
comentários, nossa emissora chega às realidades de cada país em perspectiva universal, com uma abordagem cristã. 

Por isso, cada redação dedica programas hoje ao Dia Mundial do Rádio, fazendo-o de modo diferente, de acordo com suas exigências e disponibilidade.

O Programa Inglês, por exemplo, dedica meia hora de sua grade a informações específicas sobre a atividade radiofônica em algumas partes do mundo. 

O Programa Italiano oferece uma geral na realidade do rádio nos cinco continentes. Foram também realizadas entrevistas com missionários combonianos na África e na Ásia, para ilustrar a realidade do Rádio nestes continentes. 

Os colegas italianos dão prioridade à relação entre o Rádio e o Papa, propondo algumas entrevistas que João Paulo II concedeu no avião, durante suas inúmeras viagens. 

Já o Programa Espanhol transmite entrevista ao Presidente da Academia Espanhola de Rádio e um editorial sobre a importância atual do meio radiofônico, analisando o desenvolvimento tecnológico e suas potencialidades. Será recordado também o precioso serviço prestado pela RV aos prisioneiros durante a Segunda Guerra Mundial. 

Também os Programas Russo e Escandinavo se concentram no serviço público oferecido pelo Rádio em uma sociedade em evolução e como tem mudado a maneira de ‘sentir-se’ comunidade. 

O primeiro Dia Internacional do Rádio foi amplamente recordado no site da RV – em suas 40 línguas. 
(CM)

Fonte: Site da Rádio Vaticano

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Rádio Japão - NHK

Sônia Nakagawa, Santiago Filho, Roberto Maxuel e Kasue Masato

Está é a equipe brasileira que apresenta o programa Ponto de Encontro da Rádio Japão - NHK
A NHK é a única emissora pública do Japão, tendo iniciado suas transmissões radiofônicas em 1925. A NHK é financiada através do pagamento de taxas provenientes de lares que possuem aparelhos de TV, tendo como objetivo possibilitar transmissões idôneas, livres da influência política ou de organizações privadas, e dando prioridade à opinião do público telespectador.


Atualmente, a NHK efetua transmissões dentro do território japonês através de 4 canais de TV e outros 3 de rádio. Os canais de TV Geral e Educativa, que formam o núcleo do serviço de transmissão terrestre de TV, e os 3 canais de rádio oferecem notícias, programas educativos, entretenimento familiar, entre outros. Já os 2 canais via satélite possuem uma programação flexível que engloba uma ampla gama de temas. Somando-se a isso, a NHK WORLD efetua serviços de transmissão internacional.

Sobre a NHK WORLD
A NHK WORLD é o serviço da NHK voltado para o exterior, e transmite programas noticiosos e informativos por TV, rádio e internet.

Objetivos da NHK WORLD
Fornecer notícias nacionais e internacionais de forma precisa e imediata para o mundo.
Apresentar informações sobre a Ásia segundo várias perspectivas, fazendo o melhor uso possível da rede global da NHK.
Servir como uma vital fonte de informações em caso de acidentes e desastres naturais de grande porte.

Transmitir programas com alto grau de precisão e velocidade sobre os diversos aspectos da cultura e modo de vida japoneses, os mais recentes desenvolvimentos na sociedade e política, as últimas tendências científicas e industriais, o papel exercido pelo Japão e as opiniões acerca de importantes temas globais.
Nutrir a compreensão mútua entre o Japão e os demais países, e promover a amizade e o intercâmbio cultural.

Serviços da NHK WORLD
<NHK WORLD TV> (Transmissão internacional de programas televisivos)

Serviço televisivo em idioma inglês destinado ao público espectador do exterior.
Transmite para o mundo todo através de três satélites de telecomunicações, fornecendo as últimas informações do Japão, da Ásia e do resto do mundo, além de uma ampla variedade de programas, 24 horas por dia.

<NHK WORLD Premium> (Distribuição de programas)
Disponibiliza programas 24 horas por dia através de companhias de TV via satélite ou a cabo em diversos países. Além de programas noticiosos e informativos da NHK, encontram-se disponíveis ainda programas de entretenimento, novelas, esportes, cultura, infantis, arte, entre outros.

<NHK WORLD RÁDIO JAPÃO>
Transmite para o mundo inteiro em 18 idiomas diferentes, incluindo o inglês e o japonês. A quantidade de horas transmitidas difere conforme o idioma, mas um total de 55 horas e 20 minutos de programação é transmitido diariamente. (O horário de transmissão varia de acordo com o idioma.)

<Serviço de Internet da NHK WORLD>
Site em 18 idiomas diferentes que disponibiliza notícias, programas e aulas de japonês. Fornece ainda uma variedade de serviços, incluindo notícias em streaming de vídeo, notícias em áudio, notícias em texto, notícias em telefones celulares e curso de idioma japonês. (O conteúdo dos serviços difere conforme o idioma.)

Sobre as transmissões em português da NHK WORLD

O serviço em português da RÁDIO JAPÃO continua sendo transmitido em ondas curtas, mas o seu conteúdo está disponível também na internet. No nosso site a programação pode ser apreciada de forma ainda mais ampla através de áudios, vídeos, imagens e textos atualizados.

No NOTICIÁRIO você acompanha as últimas notícias. No ATUALIDADES abordamos os avanços científicos, os modismos, as artes tradicionais, as músicas, as curiosidades e o cotidiano da sociedade japonesa. Dentro deste espaço, em sextas-feiras alternadas, o enfoque é CULINÁRIA e TURISMO no Japão. E o último sábado do mês é dedicado à CULTURA POP japonesa.

No CURSO DE JAPONÊS você pode começar a aprender ou a aprimorar o idioma. No novo curso deste ano abordamos o japonês utilizado no trabalho. E no PONTO DE ENCONTRO, o espaço é destinado ao diálogo com os ouvintes. Não deixem de participar.

Fonte: NHK - Rádio Japão

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Dia Internacional do Rádio


Esta segunda-feira, 13 de fevereiro, é uma data muito importante a ser celebrada pela imprensa radiofônica em todos os países. É a primeira vez que se comemora o Dia Mundial da Rádio. 



A data foi aprovada e instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 03 de novembro do ano passado. Para a agência da ONU, essa é uma ocasião para incrementar a cooperação entre as redes internacionais de rádio e promover maior acesso à informação por meio desse veículo, incluindo aqui as rádios comunitárias. 

No 1º Dia Internacional do Rádio, UIT se compromete a estimular radiodifusão
Genebra, 13 fev (EFE).- A União Internacional de Telecomunicações (UIT) se comprometeu a 'reforçar o rádio como uma tecnologia da comunicação mais acessível e multilíngue' por conta do Dia Internacional da Rádio que é comemorado pela primeira vez nesta segunda-feira.
De acordo com a UIT, seu objetivo é garantir que este veículo 'continue sendo uma ferramenta imensamente poderosa para comunicar a realidade econômica e social, especialmente às zonas rurais mais remotas'.
Em discurso conjunto, o secretário-geral da UIT, Hamadoun Touré, e a diretora geral da Unesco, Irina Bokova, defenderam que em um mundo em transformação 'se deve explorar ao máximo a capacidade do rádio de conectar as pessoas e as sociedades para compartilhar conhecimento e informação e reforçar o entendimento'.
'Este Dia Internacional do Rádio é o momento de reconhecermos a maravilha deste veículo e aproveitar seu poder em benefício de todos', concluíram.
A Conferência Mundial de Radiocomunicações da UIT, que está sendo realizada em Genebra, está esboçando uma regulamentação que irá assegurar uma alta qualidade dos serviços de radiocomunicação para o transporte marítimo e aéreo, assim como no caso dos sistemas de navegação, telefonia celular e estudos meteorológicos.
A conferência tem como propósito revisar os regulamentos de rádio e o tratado internacional sobre o uso do espectro radioelétrico.
O Dia Internacional do Rádio está sendo celebrado pela primeira vez nesta segunda-feira, após o pedido da Academia Espanhola do Rádio para oficializar a data.
A Unesco proclamou o dia 13 de fevereiro como o Dia Internacional da Rádio após a proposta espanhola de uma jornada para 'celebrar a radiodifusão, melhorar a cooperação internacional entre os organismos de radiodifusão internacionais e facilitar o acesso à informação através da rádio'. Em 13 de janeiro de 1946 entrou no ar a rádio das Nações Unidas. EFE
Fonte: Associação DX do Brasil