quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

As emissões em Espanhol da Rádio a Voz do Vietnã (VOV) completam 40 anos em 2013




SOBRE A VOZ DO VIETNÃ

A Rádio Voz do Vietnam, como Rádio Nacional, difunde as informações, políticas e lineamentos do Partido Comunista e o Estado, como sua contribuição a elevar o nível cultural e espiritual do povo, e para atualizar sobre a realidade do país aos amigos do mundo.

As 11h30min do dia 07 de setembro de 1945, apenas um mês depois do Triunfo da Revolução de Agosto, puseram no ar as primeiras emissões da Voz do Vietnam, com as siglas TNVN em vietnamita e VOV em inglês (Voice of Vietnam).

Assim começaram a circular pelo mundo as informações oficiais da República Democrática do Vietnam. Desde as 11h30min do dia 02 de julho de 1976, sua identificação inicial passou a ser “Esta es la Voz de Vietnam, transmitiendo desde Hanoi, capital de la República Socialista de Vietnam”.

Estrutura

A Voz do Vietnam é um órgão de comunicação multimídia. Conta com os canais de Atualidade Política mista (VOV1), de Cultura, Sociedade, Educação (VOV2), de Música e Recreação (VOV3), de Emissões em línguas étnicas (VOV4), e os Canais Internacional (VOV5) e de Tráfico (VOV Trafic).

Publicou a primeira edição de seu jornal “TIENG NOI VIET NAM” em 02 de novembro de 1998, e em 03 de fevereiro de 1999 colocou na internet o site da VOV online, no endereço: www.vov.vn. Em 07 de setembro de 2008, o Canal televisivo da Voz do Vietnã foi apresentado oficialmente, visto com maturidade pelos padrões da mídia moderna: oral, televisão, impressa e eletrônica.   

Para cobrir todas as esferas da vida social e fazer chegar seu sinal a todas as partes do país e o resto do mundo, a Voz do Vietnã apóia-se nas fontes informativas fornecida por um Centro de Informações e um Centro Técnico radial. Possui também duas Faculdades de Radiodifusão, um Centro de Publicidade e Serviços (VOV as) e uma corporação para exportar e importar equipes e materiais de informações e comunicação, conhecida comercialmente com o nome EMICO.

O conteúdo informativo da Voz do Vietnã é suprido de forma sistemática e confiável por seus cinco escritórios nacional, localizados na região setentrional de Tay Bac, Tay Nguyen (Meseta Ocidental), o Centro, Cidade de Ho Chi Minh e o delta do Rio Mekong, e seus nove correspondentes internacionais, em Bejing-China, Vientiane-Laos, Bangkok-Tailândia, Pnompenh-Camboja, Moscou-Rússia, Tóquio-Japão, Paris-França, Washington-E.U.A  e  Cairo-Egito.  

Sobre a emissão em Espanhol

A emissão em espanhol começou em 07 de setembro de 1973, justamente 28 anos depois de fundada a Voz do Vietnã com o fim de divulgar a causa da defesa e construção da nação ao vasto mundo hispano-americano, e ademais enviar uma mensagem de amizade e solidariedade aos amigos hispânicos.

As emissões em Espanhol da VOV completam 40 anos em 2013.

Desde então, a pesar das mudanças e vicissitudes, o reduzido pessoal deste serviço, formado principalmente em Cuba e no Vietnã, esforçam-se sempre para informar a seus ouvintes sobre o acontecer nacional em todos os aspectos da vida, difundir o critério oficial com respeito aos diferentes temas da atualidade internacional, assim como para converter-se em seu amigo próximo e confiável.

Horários e Freqüências das emissões em Espanhol

PARA EUROPA E AMÉRICA LATINA

Hora (UTC)        Freqüência                    
03:00 – 03:30   6.175 Khz

Hora (UTC)        Freqüência                    
04:00 – 04:30   6.175 Khz

Dirigida principalmente a  América Central

PARA EUROPA E ÁSIA CENTRAL

Hora (UTC)             Freqüência                    
18:00 – 18:30 em 7.280 e 9.730 Khz

Dirigida a Europa e Ásia Central


Contate-nos:

Endereço Postal
Sección en español, Canal VOV5,
Radio La Voz de Vietnam, 45 Ba Trieu, Hanoi

Telefone:  84-4-39342894
Fax: 84-4-38266707

E-mail: vovmundo@gmail.com 


Fonte: VOZ DO VIETNÃ

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Rádio Argentina para o Exterior (RAE) faz aniversário de 55 anos

 

A Rádio Argentina para o Exterior (RAE) completa neste mês de fevereiro 55 anos de história.

História da RAE

Rádio Argentina para o Exterior (RAE)

R.A.E. (Radiodifusión Argentina al Exterior) – O Serviço de Ondas Curtas e Internet de nosso país. A emissora festejará aniversário de 55 anos próximo dia 12 de fevereiro.

O indicativo de “Embaixada”, inspira-se na difusão semanal (de segunda a sexta) – em 7 idiomas e com recepção em grande número de países – de uma mensagem que persegue brindando a sua extensa Audiência com uma imagem viva da República Argentina.

R.A.E. Emite sua programação em nossa língua mãe, o espanhol, e também em japonês, português, inglês, italiano, francês e alemão.

A emissora internacional de Ondas Curtas e Internet, integra o atual SISTEMA de RADIO y TELEVISIÓN ARGENTINA S.E.,RTA (ex Sistema de Meios Públicos S.E.) com estúdios e redação no edifício de LRA 1 Radio Nacional – calle Maipú 555-  Planta Transmissora em General Pacheco, Província de Buenos Aires.

Conteúdo emitido

A transmissão de R.A.E., procura proporcionar, a uma audiência não só de argentinos residentes no exterior, mas também de estrangeiros de distintas nações - ansioso para conhecer-nos melhor - as múltiplas facetas da realidade argentina.

Desta maneira, a programação inclui os variados aspectos sociais, econômicos e políticos, também os relativos às áreas culturais e científicas. Em definitiva, o acontecer diário com notas que incluem artes plásticas, os trabalhos literários, o espetáculo (o cinema argentino, distinguido periodicamente nos principais festivais, tem um protagonismo especial) assim como o turismo, o esporte e o comercio exterior. Também os avanços tecnológicos locais e em inovação, capital num mundo em constante transformação. As iniciativas do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva merecem um espaço especial na informação.

A mensagem da R.A.E. é não descuidar da nossa historia. Isto é, abraçar igualmente o passado e o presente da Argentina, suas personalidades de ontem e de hoje, suas intelectuais, empresários, desportistas e pensadores. O conteúdo de sua programação inclui a atualidade latino americana, com atenção aos acordos políticos, econômicos e culturais da região, com especial atenção ao MERCOSUR.

O tratamento dos Direitos Humanos - como política de Estado- ao igual que os direitos inalienável de nossas Ilhas Malvinas são temas de atenção particular, tanto como a presença na Antártida (a partir do acionar da Direção Nacional do Antártico e do Instituto Antártico Argentino)  assim como o ponderado desempenho da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CONAE). Também ocupa um lugar especial o desenvolvimento na área científica e tecnológica, a partir de uma decisão política implantada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva.


A informação jornalística

As notícias ocupam um lugar destacado na programação de R.A.E.
Uma equipe especializada de jornalistas seleciona e desenvolve o material correspondente.
Os redatores buscam refletir a realidade nacional em sua projeção internacional.

A informação é variada e completa, com detalhe da atividade oficial e ampla cobertura das viagens presidenciais ao exterior do país – inclui, em espanhol, a difusão das mensagens presidenciais tanto fora como dentro da Argentina-, assim como as atividades desenvolvidas por nossa Chancelaria e seus principais referentes. Também informa sobre as missões comerciais e empresariais realizadas em diferentes países, e feiras internacionais.

Convém ressaltar que para muitíssimos ouvintes de todo o mundo, R.A.E., constitui A ÚNICA FONTE PERMANENTE DE INFORMAÇÃO sobre o acontecer argentino de cada dia.

Nossa música

Outro dos objetivos de R.A.E., é difundir nosso folclore em suas duas vertentes principais: a música nativa regional e provincial, e a música nativa cidadã – o tango-, sublinhando as obras de nossos autores e máximos intérpretes. A porcentagem de tango e folclore é maior do que outras expressões populares – como o rock nacional, que também tem protagonismo - em virtude do pedido dos ouvintes.

Audiência e correspondência

Um grande número de ouvintes escreve periodicamente desde diversas partes do mundo. Em suas cartas e e-mails enviam os correspondentes informes de recepção com os quais se avaliam e quantifica a penetração da transmissão da R.A.E.

Não é raro, assim mesmo, o caso de ouvintes que mantém intercâmbio epistolar com locutores dos diversos idiomas num tom de amizade. Muitas vezes enviam fotos de si mesmos e de suas famílias, revistas, folhetos, postais e calendários.

Principalmente, R.A.E. é conhecida no mundo por suas Ondas Curtas. E como dado que reforça este tipo de emissão – muito popular alguma década atrás – deve-se considerar que rádios de países centrais, como a BBC, Radio France Internacional, a Deutsche Welle e Radio Nederland, possuem e utilizam as Ondas Curtas, além das técnicas sofisticadas à sua disposição.

Breve historia de R.A.E., e seu antecedente

Durante a primeira presidência de Juan Domingo Perón – em 11 de abril de 1949 - constituiu-se o SERVIÇO INTERNACIONAL RADIOFÔNICO ARGENTINO, “S.I.R.A.”, dependente da Subsecretaria de Difusão, um organismo que figurava na estrutura do Ministério de Relações Exteriores e Culto.

Em setembro de 1955, logo após o golpe de Estado que derrubou ao governo peronista, ficou suspenso o Serviço Internacional de Ondas Curtas.
Este serviço voltou a surgir formalmente como RADIODIFUSIÓN ARGENTINA AL EXTERIOR, R.A.E., em 12 de fevereiro de 1958.

A partir desse momento e de forma ininterrupta, o objetivo do Serviço é fazer que se conheça a República Argentina no exterior.

Em síntese

R.A.E. deseja levar a voz dos argentinos a todas as latitudes para que no exterior saiba-se como somos, o que fazemos e o que pensamos. Que se conheça como é nossa paisagem e que dimensões alcançam as obras de nossos artistas, cientistas e as conquistas de nossos desportistas. Também, para que conheçam o perfil do país que se busca, privilegiando um contexto latino americano em comum.

R.A.E. É A VOZ ARGENTINA NO MUNDO.

R.A.E. É uma EMBAIXADA de AMIZADE, COOPERAÇÃO E ESPERANÇA que NÃO RECONHECE FRONTEIRAS.
R.A.E. É a MÃO ESTENDIDA de UM PAÍS com VOCAÇÃO de PAZ que ASSIM CONSTROEM SEU DESTINO.


Fonte: RAE