sexta-feira, 15 de março de 2013

NASCE NO BRASIL O DX CLUBE SEM FRONTEIRAS


Sobre o DX Clube
O DX Clube Sem Fronteiras (DXCSF) fundado em 09 de março de 2013 na cidade de Caruaru, estado de Pernambuco no Brasil. O intuito do DXCSF é unir ainda mais os amantes do rádio em encontros periódicos e nos movimentos do hobby pelo mundo das Ondas Curtas. Bem como incentivar a participar mais assiduamente nos programas das diversas emissoras nacionais e internacionais.

Objetivo
O DXCSF, tem como objetivo principal, promover o dexismo (radioescuta) e o radioamadorismo, divulgar o nosso hobby e mostrar a importância cultural.

VISITEM O SITE DO CLUBE: WWW.DXCLUBESEMFRONTEIRAS.COM

quarta-feira, 6 de março de 2013

Fundação do DX Clube Sem Fronteiras


Nota à imprensa e população em geral

Informo a todos que no próximo sábado dia 09 de março haverá uma reunião com os dexistas e novos adeptos para a fundação do DX Clube Sem Fronteiras aqui na cidade de Caruaru-PE.

Data: 09 de março de 2013
Horário: das 11h às 12h
Local: Academia Caruaruense de Ciências e Letras (ACACIL)
Endereço:  R. 15 de Novembro, 215 - Centro
Cidade/UF: Caruaru – PE

sexta-feira, 1 de março de 2013

Programa Encontro DX, nas Ondas Curtas da Rádio Aparecida


Programa "Encontro Dx" 
Programa mais tradicional do gênero DX, voltado para os rádio-escuta, que tem como hobby ouvir rádio de longo alcance. A Rádio Aparecida por causa disso é conhecida mundialmente e pode ser sintonizada em  mais de 100 paises do mundo, tendo cobertura em todo território nacional.
 
Apresentação: Cassiano Macedo  &  Jota Moura
Todo sábado às 19h (horário de Brasília)


A Rádio Aparecida é uma emissora brasileira com mais de 60 anos no ar



A Rádio Aparecida, em São Paulo, no dia 13 de dezembro de 1950, no Diário Oficial da União publica-se a autorização para a instalação da Rádio Aparecida Ltda. Hoje é a geradora de 03 distintas programações, possuindo 08 estúdios de transmissão, sendo um deles móvel. Gera programação para mais de 90 emissoras da Rede Católica de rádio e para outras 45 emissoras da Rede Aparecida de Evangelização. Possui 02 programações "On Line" e um corpo de 86 funcionários para fazer com que a Rádio possa cumprir a sua missão. Com cobertura nacional e no ouvida no estrangeiro, em ondas curtas em aproximadamente 100 países.

A história da Rádio Aparecida teve início em 1935, uma idéia que foi amadurecida até a geração da emissora em 8 de setembro de 1951, com o objetivo de anunciar a boa notícia de Jesus Cristo a todos os cristãos.

Desde o início das transmissões, algo que acontece até hoje, a programação da Rádio Aparecida sempre se pautou pelos seguintes critérios: Oferecer música de qualidade, informação, defender a cultura de nossa gente e manter os ouvintes sempre antenados no que de mais importante acontece no Brasil e no mundo.

OBJETIVOS
A EVANGELIZAÇÃO:
A missão das emissoras da Fundação consiste na apresentação de uma programação comprometida com o anúncio explícito do Evangelho e com tudo o que diga respeito à dignidade, direitos, deveres, promoção, cidadania e vida digna dos seus ouvintes.

Concretamente a evangelização consiste em respeitar e valorizar o humano enquanto caminho e base do divino. O humano divinizado acontece na comunidade.

A ORGAIZAÇÃO E ATUAÇÃO:
As emissoras da Fundação ordenam-se para atingir o público externo estabelecendo de modo interativo diálogo com a sociedade e com seus ouvintes. Ao mesmo tempo, ordenam-se para formar com seus funcionários uma equipe de evangelizadores na qual transpareça a busca da comunhão.

A MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO:
As emissoras da Fundação programam-se para se auto-sustentarem usando dos meios próprios do rádio (comercialização e participação do agente de evangelização no Clube dos Sócios) e para garantirem seu crescimento no campo da Comunicação Social.

EMISSORA
A Rádio Aparecida, como carro chefe das emissoras da Fundação, já tem história, a qual aponta para uma linha de atuação comprometida com a postura da Igreja no Brasil. A partir disto, nossas emissoras propõem-se a caracterizarem-se como:

EMISSORAS CRISTÃS:
Como tal distinguem-se por anunciar a pessoa e o projeto de Jesus Cristo Encarna do como protótipo de ser humano e por defender e promover os valores humanos, consequência do Evangelho e nele contidos. Dão preferência aos que vão se tornando excluídos para que tenham voz e vez.

EMISSORAS BRASILEIRAS:
Por isso estão inseridas na realidade do país com o compromisso da participação nas mudanças que signifiquem condições de vida digna, de leis justas e na construção de uma sociedade fraterna.

RADIO APARECIDA AM – 08 de setembro de 1951
RÁDIO APARECIDA FM - 18 de setembro de 1977



HISTÓRIA DA RÁDIO APARECIDA

1937 - O Vigário de Aparecida, Pe. Oscar das Chagas Azeredo, CSsR cogitou em pedir uma emissora de rádio para a cidade de Aparecida. O arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva não aprovou a idéia e o projeto ficou adormecido.

1945 - Pe. Antonio Pinto de Andrade, CSsR, Administrador do Santuário Nacional pede uma rádio ao Pe. Geraldo Pires de Souza, Superior Provincial dos Redentoristas, mas a idéia novamente não foi aceita, ­ficando mais uma vez adormecida.

1950 - Pe. Antonio Ferreira de Macedo, Superior Provincial dos Redentoristas, depois de autorizado pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota encaminhou, em nome da Basílica
Nacional, ofício ao Presidente da República Eurico Gaspar Dutra.

Solicitando a instalação de uma emissora de rádio em Aparecida, com potência de 100 watts. Tal pedido visava contrapor - se a um grupo de leigos da cidade que tinha a mesma pretensão.
No dia 13 de dezembro o Diário Ofi­cial da União publicava autorização para a instalação da Rádio Aparecida Ltda.

1951 - 08 de setembro: Depois de uma fase de estudos, elaboração de plantas, preparação de orçamento, aquisição de equipamentos e instalação de estúdios e transmissor, no dia 08 de setembro entrava no ar a ZYR 44, Rádio Aparecida operando com 100 watts de potência na freqüência de 1600 quilociclos. Pe. Humberto Pieroni, CSsR se tornou o seu primeiro diretor.

09 de setembro: Neste dia realizou – se a primeira transmissão da missa das 09h00, direto do Santuário Nacional (Basílica Velha) e também a reza do Terço da Noite. Ambos os programas virariam tradição na emissora.
Os Ponteiros Apontam para o In­finito: O Programa foi criado ainda em 1951, mas ganhou notoriedade com o Pe. Vitor Coelho de Almeida, CssR. Catequese dos Adultos: Programa criado, produzido e apresentado pelo Pe. Daniel Marti, CSsR.

1952 - A Rádio Aparecida funciona num prédio e num espaço improvisado ao lado da Basílica Velha, onde hoje funciona a Livraria Santuário. Os transmissores e antenas estão localizados na Av. Rio Branco, próximos ao atual Seminário Bom Jesus. Março de 1952: Começam as tratativas junto ao governo federal para se conseguir novas freqüências. Setembro de 1952: O governo federal concede autorização para que a Rádio Aparecida opere em Ondas
Tropicais de 91 metros, freqüência de 9.635 Khz.

1953 - Continuam as tratativas junto ao governo federal para se conseguir agora uma frequência em Onda Curta.
Maio de 1953: No dia 26 deste mês o Diário O­ficial publicava autorização para que a Rádio Aparecida Ltda pudesse operar uma estação de radiodifusão em ondas curtas de 31 metros.

1954 - Novos programas de auditório, musicais e programas educativos são criados. Crescem as áreas técnica, artística e funcional. 41 pessoas compõem o corpo de funcionários da emissora. No dia 07 de outubro, festa de Nossa Senhora do Rosário a Rádio Aparecida passava a transmitir em Ondas Curtas. Pe. Laurindo Rauber, CSsR foi nomeado como segundo diretor da Rádio Aparecida. Ele foi o criador do programa Consagração a Nossa Senhora, o mais tradicional da Rádio Aparecida e do programa Encontro com os Romeiros.

1955 - Continua o processo de crescimento da Rádio Aparecida Ltda. No dia 07 de setembro: Criação do Clube dos Sócios da Rádio Aparecida e do programa que dá voz a todos os associados. Os apresentadores eram Reinaldo César e Regina Maria. A primeira carteirinha de associado veio da cidade de Maringá, PR. No dia 01 de outubro: Neste dia se deu a inauguração do novo prédio da rádio, ao lado da Basílica Velha.  Um prédio de 03 andares, com varias salas e um auditório para 200 pessoas.

1956 - Pe. Rubem Leme Galvão então nomeado Diretor da Rádio Aparecida cria a ­figura do Representante do Clube dos Sócios que tem a missão de angariar novos associados e manter contato com eles, fazendo a ponte com a Rádio Aparecida. Em Setembro: Foi Lançada a Revista da Rádio Aparecida com reportagens e fotos que falam da emissora.

Tiragem inicial: 10 mil exemplares.  Nesta também se deu a criação do Programa Marreta na Bigorna pelo Pe. Laurindo Rauber, mas produzido e apresentado pelo Pe. Ruben Leme Galvão no horário das 13h00. Até hoje este programa gera recordações nos ouvintes da Rádio Aparecida.

De 1956 a 1960 - Acontece grande impulso na programação da Rádio Aparecida com a criação de novos programas artísticos. O departamento de rádio – teatro produzia muitas novelas de sucesso e grandes nomes da música brasileira se apresentavam nos programas da emissora, especialmente nos programas de auditório que eram transmitidos do antigo Cine Aparecida ao lado da Basílica Velha (Matriz Basílica).

A Equipe Esportiva da Rádio Aparecida acompanha o time de futebol da cidade de Aparecida e transmite grandes partidas deste tempo, recebendo ainda grandes personalidades do mundo do esporte.

1962 - Neste ano começam a serem realizados os Encontros com os Representantes do Clube dos Sócios, atividade que até hoje acontece, com ao menos 02 encontros anuais.

1964 - A Rádio Aparecida Ltda é transformada em Fundação Nossa Senhora Aparecida a partir do patrimônio doado pela Congregação Redentorista e pelo Santuário Nacional.

1968 - Neste ano a Rádio Aparecida foi tirada do ar por 24 horas. Os militares que governavam o Brasil alegaram que um padre lera um discurso subversivo no seu programa. O discurso subversivo na verdade era a declaração dos Direitos do Homem e o padre que apresentava o programa era o Pe,Vitor Coelho de Almeida e o programa era Os Ponteiros Apontam para o In­finito. Em Maio deste mesmo ano: Inauguração da nova Onda Tropical de 60 metros para cobrir o raio deixado sem cobertura pela onda de 31 metros, substituindo a antiga onda de 90 metros.


1969 - Fevereiro: Lançamento da pedra fundamental do novo prédio da emissora em terreno próximo ao estacionamento do Santuário Nacional e Pátio das Palmeiras. Grande esforço de construção encabeçado pelo seu diretor Pe. Orlando Gambi e por Pe. Flávio Cavalca.

Para a aquisição dos novos equipamentos contou com a ajuda preciosa da Rádio Vaticano e de entidades assistenciais da Alemanha, mas o esforço maior foi feito pelos próprios mantenedores da Rádio Aparecida, ou seja, seus associados.

1971 - Numa pesquisa feita, por ocasião de uma promoção que durou 90 dias a Rádio Aparecida recebe 85 mil cartas de todas as partes do Brasil. Esta promoção visava conhecer o alcance a audiência das Ondas da Rádio Aparecida. A Rádio Aparecida celebra 20 anos de história com shows, celebrações e promoções.

1975 - Janeiro: A portaria governamental Nº 170, do dia 27 deste mês, concede à Rádio Aparecida uma emissora de Freqüência Modulada (FM) com 50 KW de potência e freqüência de 90,9 Mhz. Setembro: Inauguração do novo prédio da Rádio Aparecida, construído com os recursos técnicos mais modernos que existiam na época. O prédio já foi construído pensando no futuro, com espaço pensado para o advento da televisão.

Sua área construída era de 8.500 metros quadrados e na época foi chamado de “O Palácio do Rádio”. Na sua  inauguração tivemos a presença do então ministro das comunicações Euclides Quandt de Oliveira.

1976 - A emissora de ondas médias da Rádio Aparecida muda de freqüência, passando a operar na freqüência de 820 Khz e 05 mil watts de potência. Atualmente a potência diurna é de 10 mil watts. No período noturno passa a operar com 500 watts de potência. A diretoria da Fundação Nossa Senhora Aparecida autoriza a importação dos novos equipamentos para a emissora.

1977 - Setembro: No dia 18, depois de 02 anos realizando os trabalhos de instalação da torre, do transmissor e dos novos equipamentos entra no ar a Rádio Aparecida FM com uma programação de alto nível e qualidade.

1980 - Janeiro: A Rádio Aparecida recebe a concessão de 02 novas ondas. Uma de 49 metros, com potência de 50 mil watts e outra de 25 metros com potência de 7,5 KW.  A Onda Curta de 49 metros passou a operar por ocasião da visita do papa João Paulo II ao Brasil em 1980, com potência provisória de 10 KW. Na ocasião o transmissor reserva de 31 metros foi modi­ficado para operar pela onda de 49 metros. Hoje a nossa onda curta de 49 metros é a segunda mais potente do Brasil, operando com 25 mil watts.

1982 - Na véspera de natal foi inaugurada a Onda Curta de 25 metros, na freqüência de 11.855 Khz, trabalhando com um transmissor adaptado até que o novo transmissor fosse importado.

1984 - A Onda Curta de 49 metros passa a operar em caráter de­finitivo na freqüência de 6.135 kHz e potência de
25 KW. A Rádio Aparecida FM torna – se pioneira no Vale do Paraíba na utilização da tecnologia digital, apresentando um programa especial de natal e ano novo com discos laser (CDs).

1988 - Novembro: A Rádio Aparecida é a primeira no Brasil a usar a novíssima tecnologia S.C.A, uma freqüência paralela à de FM, somente recebida por aparelhos especiais e ideal para sonorização de ambientes.

1990 - Outubro: No dia 12 deste mês, festa de Nossa Senhora Aparecida, foi inaugurado o Estúdio Móvel da Rádio Aparecida montado num trailler e dotado de todas as condições para transmissões externas. Este estúdio recebeu em 2007 novos equipamentos e opera até hoje.

1992 - Setembro: A Rádio Aparecida passa a transmitir a sua programação pelo satélite para uma Rede de Rádios Católicas, assinando um contrato com a Rede Embratel. Por 45 dias transmitiu de forma experimental.

1994 - Novembro: No dia 10 desse mês se deu a Criação da RCR, Rede Católica de Rádio e formação de 05 bases geradoras: Rádio Aparecida, Rádio Difusora de Goiânia, Rádio Paraná de Curitiba, Rádio América de São Paulo e Rádio América de Belo Horizonte. Mais tarde a Rede Canção Nova de Cachoeira Paulista se agregaria à rede enquanto algumas geradoras deixariam de transmitir em rede. Hoje a RCR é formada por 05 bases geradoras, a saber: Rádio Aparecida, Rádio Milícia da Imaculada de Santo André, Rádio Difusora de Goiânia, Rádio Canção Nova de Cachoeira Paulista e Rádio São Francisco de Caxias do Sul, RS. Aproximadamente 220 rádios compõem a Rede Católica.

1998 - A Rádio Aparecida FM que até então operava das 07h00 até a meia noite passa a operar 24 horas por dia  graças a informatização de seu estúdio.

2001 - O ministro das comunicações Pimenta da Veiga visita Aparecida e assina a concessão do canal 59 em UHF, concedido na forma de um canal educativo. A TV Aparecida passava a existir de fato e de direito, tantos anos após o sonho inicial. A Rádio Aparecida comemora com festa e alegria o jubileu de ouro de sua fundação. Entre as varias atividades comemorativas tivemos o lançamento de um CD e de um livro contando a sua história.

2002 - No aniversário da Rádio Aparecida se dá a inauguração da nova antena e do novo transmissor da Rádio
Aparecida FM no alto do Morro da Sotep, acima da Pedreira da Serveng Civilsan.

2005 - 07 de Setembro: Inauguração da TV Aparecida em UHF. No mesmo ano foi assinado um contrato de parceria com a Rede Vida de Televisão para a transmissão de 03 horas de nossa programação e se conseguiu um canal no satélite para a transmissão para as mais de 15 milhões de antenas parabólicas do país.

2007 - A Rádio Aparecida é a geradora de 03 distintas programações, possuindo 08 estúdios de transmissão, sendo um deles móvel. Gera programação para mais de 90 emissoras da Rede Católica de rádio e para outras 45 emissoras da Rede Aparecida de Evangelização. Possui 02 programações On Line e um corpo de 86 funcionários para fazer com que a Rádio possa cumprir a sua missão. No dia 22 de Abril acontece a reinauguração do Auditório da Fundação, agora batizado como Auditório Pe. Orlando Gambi, dotado de todas as condições técnicas para as transmissões da Rádio e
TV Aparecida e capacidade para 630 pessoas sentadas. O hall do auditório foi disposto para receber eventos internos da Fundação e eventos culturais ou religiosos.

2009 - Em junho deste ano a Fundação Nossa Senhora Aparecida, proprietária da Rádio Educadora Santa Rita na cidade de Fernandópolis, SP repassa a mesma emissora para a Diocese de Jales.

2010 - No dia 11 de Março a Rádio Aparecida em Ondas Médias recebe autorização do Ministério das Comunicações para aumentar sua potência noturna de 500 watts para 01 KW.

Dia 01 de Abril: Inauguração do portal a12.com.

No dia 03 de Agosto: A TV Aparecida recebe autorização do mesmo ministério para operar o seu Canal Digital por transmissão terrestre.

Dia 08 de Setembro: Inauguração dos novos transmissores digitais das Ondas Médias, com benção realizada por Dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida e demais diretores da Rede Aparecida.

2011 - Continua o processo de expansão da TV Aparecida que conta agora com canais retransmissores nas capitais dos principais estados brasileiros. 2011 - Aquisição de 1 Mesa de Áudio BBtech 12 canais para FM.

2011 - Implantada nova programação nas ondas Médias e Curtas:
- Criação Jornal dos jornais Primeira Edição das 7h30 às 8h com as notícias comentadas através de participações de profissionais de várias áreas;
- Ondas Curtas no Programa Clube dos Sócios, com a participação diária do Padre William Betônio;
- Implantada nova plástica para as OM e OC;
- Direcionamento da comunicação nas OC para o destaque do Clube dos Sócios;
- Direcionamento da comunicação nas OM para novos ouvintes com do grande Vale com destaque de conteúdos voltado a valores humanos;
- Nova programação da FM.

Dia 08 de Setembro de 2011 a Rádio Aparecida comemora 60 anos no ar, uma história consagrada com inúmeras conquistas, com princípios de uma comunicação transparente de formação cristã

Frequências de 820 kHz (AM/OM), 

Fonte: Rádio Aparecida (WWW.A12.COM)