sábado, 22 de outubro de 2011

Aniversário da Rádio Jornal de Caruaru

No último dia 06 de setembro a Rádio Jornal de Caruaru 1.080 kHz antiga “Rádio Difusora de Caruaru ” completou 60 anos no interior de Pernambuco.

Em 1951 a interiorização do rádio teve início, com a Rádio Difusora de Caruaru 1.080 kHz, seguida das rádios difusoras de Pesqueira,Garanhuns e Limoeiro.

A Rádio Jornal ganhou esta denominação há cerca de 15 anos, como parte de uma reestruturação das emissoras do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). O seu nome original era Rádio Difusora de Caruaru.


Inaugurada em 1951, a Difusora foi a segunda emissora da então Empresa Jornal do Commercio no interior do estado – a 1ª é Garanhuns.  Logo após  vieram as de Limoeiro e Pesqueira, todas “Difusora” e depois “Jornal”, consolidando a primeira rede de emissoras de rádio a operar via satélite em Pernambuco, junto com a “caçula” a Jornal de Petrolina (a única FM da rede).

A então Difusora deu uma histórica contribuição à cultura e ao desenvolvimento de Caruaru e de todo o Agreste. Agora em nova sede e integrada à rede, a Jornal segue a mesma trilha, embora dividindo os méritos com as demais emissoras da cidade.

A antiga sede da emissora foi tombada oficialmente e contrasta com a arquitetura do Shopping Difusora do qual faz parte, como “uma  verdadeira relíquia”.

Pela emissora passaram diversos valores artísticos que se consagraram no cenário radiofônico nacional como Aluízio Falcão, Hermeto Costa, Pinto Lopes, Giuseppe Mastroianni, Luiz Queiroga, Voleide Dantas, Onildo Almeida e muitos outros.

Foi um tempo em que o radio era realmente produzido e as festas de aniversário duravam dois dias de programação especial.

Teve como seu primeiro gerente, o jornalista Luiz Torres que comandou os destinos da emissora por nove anos.

Foto da Rádio Difusora: www.skyscrapercity.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário