sábado, 18 de fevereiro de 2012

Rádio Japão - NHK

Sônia Nakagawa, Santiago Filho, Roberto Maxuel e Kasue Masato

Está é a equipe brasileira que apresenta o programa Ponto de Encontro da Rádio Japão - NHK
A NHK é a única emissora pública do Japão, tendo iniciado suas transmissões radiofônicas em 1925. A NHK é financiada através do pagamento de taxas provenientes de lares que possuem aparelhos de TV, tendo como objetivo possibilitar transmissões idôneas, livres da influência política ou de organizações privadas, e dando prioridade à opinião do público telespectador.


Atualmente, a NHK efetua transmissões dentro do território japonês através de 4 canais de TV e outros 3 de rádio. Os canais de TV Geral e Educativa, que formam o núcleo do serviço de transmissão terrestre de TV, e os 3 canais de rádio oferecem notícias, programas educativos, entretenimento familiar, entre outros. Já os 2 canais via satélite possuem uma programação flexível que engloba uma ampla gama de temas. Somando-se a isso, a NHK WORLD efetua serviços de transmissão internacional.

Sobre a NHK WORLD
A NHK WORLD é o serviço da NHK voltado para o exterior, e transmite programas noticiosos e informativos por TV, rádio e internet.

Objetivos da NHK WORLD
Fornecer notícias nacionais e internacionais de forma precisa e imediata para o mundo.
Apresentar informações sobre a Ásia segundo várias perspectivas, fazendo o melhor uso possível da rede global da NHK.
Servir como uma vital fonte de informações em caso de acidentes e desastres naturais de grande porte.

Transmitir programas com alto grau de precisão e velocidade sobre os diversos aspectos da cultura e modo de vida japoneses, os mais recentes desenvolvimentos na sociedade e política, as últimas tendências científicas e industriais, o papel exercido pelo Japão e as opiniões acerca de importantes temas globais.
Nutrir a compreensão mútua entre o Japão e os demais países, e promover a amizade e o intercâmbio cultural.

Serviços da NHK WORLD
<NHK WORLD TV> (Transmissão internacional de programas televisivos)

Serviço televisivo em idioma inglês destinado ao público espectador do exterior.
Transmite para o mundo todo através de três satélites de telecomunicações, fornecendo as últimas informações do Japão, da Ásia e do resto do mundo, além de uma ampla variedade de programas, 24 horas por dia.

<NHK WORLD Premium> (Distribuição de programas)
Disponibiliza programas 24 horas por dia através de companhias de TV via satélite ou a cabo em diversos países. Além de programas noticiosos e informativos da NHK, encontram-se disponíveis ainda programas de entretenimento, novelas, esportes, cultura, infantis, arte, entre outros.

<NHK WORLD RÁDIO JAPÃO>
Transmite para o mundo inteiro em 18 idiomas diferentes, incluindo o inglês e o japonês. A quantidade de horas transmitidas difere conforme o idioma, mas um total de 55 horas e 20 minutos de programação é transmitido diariamente. (O horário de transmissão varia de acordo com o idioma.)

<Serviço de Internet da NHK WORLD>
Site em 18 idiomas diferentes que disponibiliza notícias, programas e aulas de japonês. Fornece ainda uma variedade de serviços, incluindo notícias em streaming de vídeo, notícias em áudio, notícias em texto, notícias em telefones celulares e curso de idioma japonês. (O conteúdo dos serviços difere conforme o idioma.)

Sobre as transmissões em português da NHK WORLD

O serviço em português da RÁDIO JAPÃO continua sendo transmitido em ondas curtas, mas o seu conteúdo está disponível também na internet. No nosso site a programação pode ser apreciada de forma ainda mais ampla através de áudios, vídeos, imagens e textos atualizados.

No NOTICIÁRIO você acompanha as últimas notícias. No ATUALIDADES abordamos os avanços científicos, os modismos, as artes tradicionais, as músicas, as curiosidades e o cotidiano da sociedade japonesa. Dentro deste espaço, em sextas-feiras alternadas, o enfoque é CULINÁRIA e TURISMO no Japão. E o último sábado do mês é dedicado à CULTURA POP japonesa.

No CURSO DE JAPONÊS você pode começar a aprender ou a aprimorar o idioma. No novo curso deste ano abordamos o japonês utilizado no trabalho. E no PONTO DE ENCONTRO, o espaço é destinado ao diálogo com os ouvintes. Não deixem de participar.

Fonte: NHK - Rádio Japão

Nenhum comentário:

Postar um comentário