segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A Rádio Nacional da Amazônia completa 35 anos no ar


A Rádio Nacional da Amazônia completa 35 anos no ar 

A Rádio Nacional da Amazônia é um canal de comunicação popular que fortalece o elo entre as comunidades da Amazônia, valorizando e divulgando a diversidade cultural da região. As pautas nascem das demandas da população amazônida por inclusão social.

Inaugurada em 1 de setembro de 1977, a emissora transmite em ondas curtas para a região amazônica, com cobertura de mais da metade do território nacional. Atinge, potencialmente, 60 milhões de habitantes, com um sinal que chega em toda a região norte, além de Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e outros estados.

Características da programação:
Integração: no ar das 5h à 0h, a emissora leva informações a moradores/as de áreas rurais, ribeirinhas e fronteiriças, onde outros veículos de comunicação têm dificuldade de acesso. Integra a população da Amazônia Legal a outros estados brasileiros por meio da programação e de mensagens que possibilitam até reencontros entre familiares. Agricultores, professores, pescadores, atendentes, artesãos, estudantes, idosos, comerciantes, quebradeiras de coco são parte de nossos/as ouvintes.

Educação: os programas abordam temas que contribuem para a formação dos/as ouvintes como cidadãos e cidadãs. Muitos dos temas são sugeridos pelos/as ouvintes e atendidos, sempre que possível, pela produção dos programas.

Jornalismo: o Jornal da Amazônia está no ar de segunda à sexta-feira em duas edições. A primeira às 12h20 e a segunda às 18h45 (horários de Brasília). Pelas Ondas Curtas e também via satélite.

Radiodrama: as radionovelas ocupam um espaço privilegiado na história da emissora e no imaginário dos/as ouvintes. Com criatividade e dedicação, exercendo um trabalho de pesquisa temática, a equipe da Rádio faz dramatizações que abordam temas atuais, como a prevenção das queimadas e o combate ao trabalho escravo.

Diversidade: MPB, músicas da Amazônia, cultura indígena, tradição nordestina compõem o conteúdo de nossos programas.

Pan-Amazônia: o Brasil integra a Pan-Amazônia com outros 7 países latino-americanos. Biodiversidade e semelhanças culturais são características da região. A Nacional da Amazônia responde também a este desafio.

Frequências: 6.180 kHz (49m) e 11.780 kHz (25m)

Fonte:  Rádio Nacional da Amazonia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário