sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

DX Clube Sem Fronteiras (DXCSF)


Prezados (as) Amigos (as)


Tenho a honra de informar que dentro de alguns dias estarei fundando o "DX Clube Sem Fronteiras (DXCSF)" na cidade de Caruaru, no estado de Pernambuco no Brasil.

O propósito de fundar o clube de dexismo é para dar mais força ao hobby e também buscar mais adeptos.
Quero trazer o dexismo para o cotidiano dos adeptos e fazer mais encontros, aproximar a população ao conhecimento do mundo do rádio, do dexismo.

O dexismo ou dxismo, nada mais é do que o ouvinte de rádio participativo, ou seja, o ouvinte de rádio diário que participa da progamação da emissora. O dexista é a pessoa que ouve emissoras de rádio que emitem sinal ou transmitem de qualquer parte do mundo.

Teremos um site com muitas informações sobre o dexismo (dxismo), antenas, encontros de dexismos e radioamadores, links com cursos gratuitos oferecidos por emissoras internacionais, áudios de programas  históricos, enfim várias informações do mundo do rádio.



Antônio Avelino da Silva

Caruaru - Pernambuco - Brasil

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Unesco marca o Primeiro Dia Mundial do Rádio com programas especiais

Data de 13 de fevereiro foi escolhida por comemorar a criação da Rádio ONU, em 1946; rádio atinge 95% de qualquer segmento da população mundial.
Audrey Hepburn nos estúdios da Rádio ONU em 1953

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, está comemorando neste 13 de fevereiro, o Dia Mundial do Rádio.
A data foi escolhida para lembrar a criação da Rádio ONU, em 1946. Para celebrar o Dia, a Rádio ONU produziu vários programas especiais recordando os 66 anos de história.
 Crianças
Nesta gravação, de 1954, a atriz de Hollywood, Audrey Hepburn, e embaixadora da Boa Vontade do Unicef, fala sobre a luta de crianças carentes ao redor do mundo.
Além da atriz Audrey Hepburn, também participaram do programa, gravado nos estúdios da Rádio ONU, em Nova York, os atores Kirk Douglas, Deborah Kerr e Bing Crosby.
Segundo a Unesco, o rádio atinge 95% de qualquer segmento da população mundial. Nos países em desenvolvimento, mais de 75% dos lares têm um aparelho de rádio.

Internet
Uma pesquisa da agência revela que a audiência do rádio subiu para 500 mil pessoas a mais no segundo trimestre de 2010, se comparado ao mesmo período de 2009.
Apesar dos canais de mídia social e disseminação da TV por internet, o rádio continua crescendo em penetração e importância. No leste da África, por exemplo, o número de rádios comunitárias que transmitem nas línguas locais está aumentando.
A Rádio ONU transmite programas e noticiários, diariamente, nas seis línguas oficiais da organização mais português e suaíle. Programas em mais cinco idiomas, incluindo hindi, urdu e indonésio são apresentados semanalmente.



Alentejo testa maior radiotelescópio do mundo a instalar a partir de 2016 em África e na Austrália

Lusa - 05 de Janeiro de 2013

O concelho de Moura está a servir para testar os protótipos do maior radiotelescópio do mundo, o SKA, que será instalado a partir de 2016 em África e na Austrália, num investimento superior a 1.500 milhões de euros.
Antes da instalação efetiva, a Herdade da Contenda, em Moura, no Baixo Alentejo, está a ser "a plataforma tecnológica de teste das soluções" do SKA na Europa, disse hoje à agência Lusa Domingos Barbosa, membro europeu do projeto.

"A Europa não tem um deserto com condições climáticas e geográficas compatíveis" com o SKA, mas Moura dispõe de "condições propícias para testar os protótipos", porque tem um espetro radioelétrico limpo, "a maior radiação solar da Europa" e um clima muito semelhante ao dos países onde o SKA vai ser instalado, frisou.

Numa primeira fase, que arrancou em 2010, os protótipos do SKA foram instalados e testados no terreno na Contenda e, em breve, serão alvo de ensaios climáticos em câmaras térmicas na empresa municipal de Moura Lógica para testar a resistência dos materiais a temperaturas elevadas.
"Parte das infraestruturas do SKA ficará em zonas relativamente remotas e onde será difícil criar uma rede de energia elétrica" para as alimentar e, por isso, algumas terão que funcionar de forma autossuficiente e através de energia solar, disse.

Nesse sentido, durante o primeiro trimestre deste ano, através do projeto "Biostirling 4 SKA", orçado em seis milhões de euros e financiado pela Comissão Europeia, começarão a ser instalados na Contenda os sistemas de fornecimento de energia solar para os protótipos do SKA.
Trata-se de concentradores solares, "uma espécie de antenas parabólicas em vidro", que, através de concentração solar térmica, convertem a radiação solar em energia elétrica.
"Os protótipos do SKA serão os primeiros autossuficientes energeticamente na área da radioastronomia e das ciências do espaço" e o SKA será "um sistema de rastreio do universo alimentado a energia solar", frisou.

Após a instalação dos sistemas de energia, os protótipos do SKA voltarão a ser instalados na Contenda e, até final de 2015, terão que estar funcionais e terá que haver um estudo de fiabilidade do sistema, indicou.
Segundo Domingos Barbosa, as soluções de energia solar para os protótipos do SKA, encontradas em Moura com a participação da indústria portuguesa, "terão um impacto social elevado", porque são "encaradas como percursoras de iniciativas capazes de ajudar a levar energia elétrica fiável a cerca de 1,6 mil milhões de pessoas", que vivem sem eletricidade em zonas onde é difícil instalar redes de energia, nomeadamente na África subsariana.

A construção efetiva do SKA deverá começar a partir de 2016, as primeiras observações estão previstas para 2017 e o radiotelescópio poderá começar a funcionar em pleno até 2025, indicou.
Um terço das estações do SKA vai ser instalado na Austrália e dois terços serão instalados na África do Sul e em Moçambique, Namíbia, Botsuana, Zâmbia, Quénia, Madagáscar, Ilhas Maurícias, Gana e talvez também em Angola.

O SKA irá ocupar 3.000 quilómetros, terá 2.500 antenas parabólicas e 250 estações e poderá cobrir uma "ampla gama de frequências" entre os 30 megahertz os 20 gigahertzs.
O projeto SKA, promovido por um consórcio que envolve 65 institutos de 20 países, será financiado em parte por fundos comunitários e irá "revolucionar o conhecimento sobre a evolução do universo", frisou.

"A Europa vai dotar-se de uma tecnologia capaz de rastrear o universo 100 a 500 vezes mais rápido" e o SKA será "50 vezes mais sensível do que os atuais radiotelescópios", disse.
O SKA vai permitir observar e cartografar as primeiras estrelas e galáxias, mapear fenómenos violentos no universo, como buracos negros, detetar riscas de moléculas precursoras de vida em sistemas planetários distantes e vida inteligente no universo.

Fonte: Blog ContatoDX

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

ESTÁ CHEGANDO O DX CLUBE SEM FRONTEIRAS


Os 200 anos da imigração chinesa no Brasil


Os 200 anos da imigração chinesa no Brasil

A comunidade chinesa no Rio de Janeiro, no Brasil, comemorou dia 23/12/2012 no Parque Nacional de Tijuca, o 200º aniversário da imigração para esse país tropical. A atividade contou com a participação de cerca de mil pessoas, como a consulesa geral da China no Rio, Chen Xiaoling, funcionários da prefeitura do Rio e chineses.
O Rio de Janeiro, segunda maior cidade do Brasil, concentra cerca de 20 mil habitantes naturais da China.

Em 1812, 300 cultivadores chineses de chá partiram de Macau e desembarcaram no Rio, marcando o início da imigração chinesa ao Brasil.
Segundo o presidente da Associação de Amizade dos Chineses no Rio de Janeiro, Chen Xiaoxian, a comemoração visa relembrar a longa e tradicional amizade entre os povos da China e do Brasil, testemunhar a parceria estratégica bem desenvolvida entre os dois países hoje em dia, além de adiantar as relações de cooperações bilaterais em todos os aspectos.

Neste ano, os chineses no Brasil realizaram uma série de atividades em homenagem aos 200 anos da imigração chinesa. No dia 10, o senado brasileiro convocou uma sessão solene para comemorar esse acontecimento histórico.
 

Exposição marca 200 anos da imigração chinesa para o Brasil

Os 200 anos da imigração chinesa para o Brasil foram comemorados, na terça-feira (16/10/2012), na Câmara dos Deputados, com abertura da exposição China - Joia do Oriente. Para os parlamentares e autoridades chinesas, o evento serve para ampliar os laços comerciais, diplomáticos e culturais entre Brasil e China. Segundo os oradores da solenidade, as relações entre Brasil e China são importantes para a construção de um mundo mais harmonioso.

O primeiro a falar foi o presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China, deputado Osmar Júnior (PCdoB-PI). Ele disse que a China é um país conhecido à distância e que uma das prioridades do grupo que preside é estreitar as relações entre os dois países. E que as duas nações cumprem papel importante na construção de um mundo mais harmônico.
O embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, confirmou as palavras do parlamentar. Ele disse que esse é um momento histórico em que as duas nações se unem em um esforço conjunto na construção de um mundo com mais simetria.

A exposição fotográfica, que ficou aberta à visitação pública até 25 de outubro, expõe as belezas naturais e as relíquias históricas da China. E atrai a atenção dos brasileiros que conhecem a China à distância.

Imigração chinesa
A imigração chinesa no Brasil teve início em 1810, quando eles vieram para desenvolver o cultivo do chá em São Paulo e trabalhar na implantação da ferrovia no Rio de Janeiro, capital do país na época. O grande fluxo da imigração chinesa se deu a partir da década de 1950. Os principais motivos dessa migração foram as guerras que estavam ocorrendo na China, e que ocasionavam a falta de alimentos no país.

As contribuições da comunidade chinesa em São Paulo são inúmeras. Além dos restaurantes típicos, eles trouxeram a técnica da acupuntura, as artes marciais, o horóscopo chinês, contribuições no campo da medicina e incorporaram os fogos de artifício na cultura do país que os acolhera, entre tantas outras. Muitos chineses atualmente comandam pastelarias e operam pequenas lavanderias familiares.

Estima-se que atualmente vivem no Brasil cerca de 200 mil chineses e descendentes, dos quais um número superior a 130 mil moram em São Paulo.

Fonte: CRI

História da Rádio Internacional da China (CRI)


Fundada no dia 3 de dezembro de 1941, a Rádio Internacional da China (CRI) é uma emissora estatal que transmite sua programação para todo o mundo, com o objetivo de apresentar a China ao mundo e vice-versa, assim como de aumentar a compreensão e a amizade entre os povos da China e de outros países.

A CRI transmite programas em 61 idiomas. O tempo diário de transmissão acumulado da CRI passava de 1.520 horas.

Durante o ano de 2008, a emissora recebeu 2,7 milhões de cartas e emails de ouvintes de 161 países e regiões. O número de clubes de ouvintes alcançou cerca de 3.600 em todo o mundo. A CRI tornou-se uma das maiores emissoras internacionais em termos de número de idiomas de transmissão, horas de programação e número de cartas recebidas.

No dia 27 de fevereiro de 2006, a CRI inaugurou sua primeira estação FM no exterior (FM CRI 91.9) em Nairóbi, no Quênia, iniciando a atuação da China em transmissões locais de rádio no exterior nesta freqüência. Em 19 de novembro de 2006, outra estação FM da CRI (FM 93.0) começou a operar em Vientiane, no Laos. O presidente chinês, Hu Jintao, e o presidente do Laos, Choummaly Saiasone, estiveram presentes à cerimônia de inauguração e juntos apertaram o botão para o início das transmissões. O presidente Hu Jintao discursou na ocasião, dizendo que o serviço radiofônico ajudará a construir uma ponte para aumentar a compreensão e a amizade entre os povos de ambos os países.

A CRI já havia construído 21 estações FM e AM no exterior e mantinha contratos de retransmissão com 153 emissoras estrangeiras. Além disso, a CRI criou 14 sites para redistribuir seu conteúdo de internet no exterior. Estes retransmissores emitem 724,5 horas de programação diária em 30 línguas estrangeiras como Inglês, Francês, Espanhol, Russo e Alemão, além do Chinês padrão e de quatro dialetos chineses. A CRI também coopera com entidades estrangeiras para produzir programas em Finlandês, Norueguês, Sueco e Dinamarquês para estações locais no norte da Europa.

A CRI mantém, ao mesmo tempo, cinco serviços domésticos: "CRI Notícias", "EASY FM", "HIT FM", "Rádio Sala de Aula para Ensino de Línguas" e a "Rádio Olímpica CRI" em nove línguas com uma programação diária acumulada de 120 horas, que pode ser ouvida nas maiores cidades chinesas, como Beijing, Shanghai, Guangzhou, Lhasa, Xianmen e Yantai. 

 
Rádio em português
O Departamento de Português da Rádio Internacional da China (CRIpor) entrou no ar em 15 de abril de 1960. O CRIpor promove transmissões diárias de uma hora via ondas curtas dirigidas a Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Seu alvo de cobertura são 200 milhões de falantes de português espalhados por uma área que soma dez milhões de quilômetros quadrados.

Programas em ondas curtas
Os programas abrangem temas diversos, do noticiário a análises mais profundas, passando por colunas fixas divididas dessa forma: Nos Ares da Cultura, Panorama Econômico, Economia em Destaque, Viagem pela China, No Mundo dos Esportes, Encontro com Ouvintes, Sala de Visitas, Estilo de Vida, Cinemania, Acordes do Oriente e Chinês Dia a Dia.

Boletins informativos para o Brasil
As emissoras brasileiras Brasília Super Rádio FM, sediada na capital do país, e a Rádio Guaíba, de Porto Alegre, transmitem diariamente boletins de cinco minutos elaborados pelo CRIpor com os principais fatos do dia na China.

CRI online em português
A página do CRIpor na Internet está disponível desde 20 de dezembro de 1999, no endereço http://portuguese.cri.cn . O conteúdo online se divide em notícias, temas atuais, rádio online, cultura, economia, entretenimento, música, blog, chinês dia-a-dia e vídeo.

Vídeos online em português
A partir de 2008, o CRI online em português passou a produzir e disponibilizar vídeos em sua página, destaque para os quadros China em Cena e Miniconcurso. Também foram feitas transmissões ao vivo de importantes eventos.

Revista Fanzine
No dia 15 de abril de 2004, o CRIpor lançou o jornal Fanzine com o propósito de estreitar os laços com seus ouvintes. A publicação, que em janeiro de 2008 passou a ser uma revista bimestral, cuja versão digital é disponibilizada na página do CRIpor, traz informações sobre as atividades da CRI, modernizações e mudanças, importantes acontecimentos da vida política, econômica, cultural e social, entre outros vários aspectos da vida chinesa, além dos intercâmbios entre a China e os países lusófonos.

Escritório de Representação no Brasil
Em 1999 foi estabelecido no Rio de Janeiro o Escritório de Representação da Rádio Internacional da China no Brasil. Nesse período, cinco jornalistas do CRIpor foram enviados ao Rio na condição de correspondentes dessa emissora.

Escritório Geral da Rádio Internacional da China na América Latina
Desde 31 de março de 2011, o Rio de Janeiro, Brasil, abriga o Escritório Geral da Rádio Internacional da China na América Latina. O CRIpor destacou um de seus profissionais ao cargo do secretário-executivo do escritório.

Fonte: Rádio Internacional da China (CRI - China Radio International)