quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

História da Rádio Internacional da China (CRI)


Fundada no dia 3 de dezembro de 1941, a Rádio Internacional da China (CRI) é uma emissora estatal que transmite sua programação para todo o mundo, com o objetivo de apresentar a China ao mundo e vice-versa, assim como de aumentar a compreensão e a amizade entre os povos da China e de outros países.

A CRI transmite programas em 61 idiomas. O tempo diário de transmissão acumulado da CRI passava de 1.520 horas.

Durante o ano de 2008, a emissora recebeu 2,7 milhões de cartas e emails de ouvintes de 161 países e regiões. O número de clubes de ouvintes alcançou cerca de 3.600 em todo o mundo. A CRI tornou-se uma das maiores emissoras internacionais em termos de número de idiomas de transmissão, horas de programação e número de cartas recebidas.

No dia 27 de fevereiro de 2006, a CRI inaugurou sua primeira estação FM no exterior (FM CRI 91.9) em Nairóbi, no Quênia, iniciando a atuação da China em transmissões locais de rádio no exterior nesta freqüência. Em 19 de novembro de 2006, outra estação FM da CRI (FM 93.0) começou a operar em Vientiane, no Laos. O presidente chinês, Hu Jintao, e o presidente do Laos, Choummaly Saiasone, estiveram presentes à cerimônia de inauguração e juntos apertaram o botão para o início das transmissões. O presidente Hu Jintao discursou na ocasião, dizendo que o serviço radiofônico ajudará a construir uma ponte para aumentar a compreensão e a amizade entre os povos de ambos os países.

A CRI já havia construído 21 estações FM e AM no exterior e mantinha contratos de retransmissão com 153 emissoras estrangeiras. Além disso, a CRI criou 14 sites para redistribuir seu conteúdo de internet no exterior. Estes retransmissores emitem 724,5 horas de programação diária em 30 línguas estrangeiras como Inglês, Francês, Espanhol, Russo e Alemão, além do Chinês padrão e de quatro dialetos chineses. A CRI também coopera com entidades estrangeiras para produzir programas em Finlandês, Norueguês, Sueco e Dinamarquês para estações locais no norte da Europa.

A CRI mantém, ao mesmo tempo, cinco serviços domésticos: "CRI Notícias", "EASY FM", "HIT FM", "Rádio Sala de Aula para Ensino de Línguas" e a "Rádio Olímpica CRI" em nove línguas com uma programação diária acumulada de 120 horas, que pode ser ouvida nas maiores cidades chinesas, como Beijing, Shanghai, Guangzhou, Lhasa, Xianmen e Yantai. 

 
Rádio em português
O Departamento de Português da Rádio Internacional da China (CRIpor) entrou no ar em 15 de abril de 1960. O CRIpor promove transmissões diárias de uma hora via ondas curtas dirigidas a Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Seu alvo de cobertura são 200 milhões de falantes de português espalhados por uma área que soma dez milhões de quilômetros quadrados.

Programas em ondas curtas
Os programas abrangem temas diversos, do noticiário a análises mais profundas, passando por colunas fixas divididas dessa forma: Nos Ares da Cultura, Panorama Econômico, Economia em Destaque, Viagem pela China, No Mundo dos Esportes, Encontro com Ouvintes, Sala de Visitas, Estilo de Vida, Cinemania, Acordes do Oriente e Chinês Dia a Dia.

Boletins informativos para o Brasil
As emissoras brasileiras Brasília Super Rádio FM, sediada na capital do país, e a Rádio Guaíba, de Porto Alegre, transmitem diariamente boletins de cinco minutos elaborados pelo CRIpor com os principais fatos do dia na China.

CRI online em português
A página do CRIpor na Internet está disponível desde 20 de dezembro de 1999, no endereço http://portuguese.cri.cn . O conteúdo online se divide em notícias, temas atuais, rádio online, cultura, economia, entretenimento, música, blog, chinês dia-a-dia e vídeo.

Vídeos online em português
A partir de 2008, o CRI online em português passou a produzir e disponibilizar vídeos em sua página, destaque para os quadros China em Cena e Miniconcurso. Também foram feitas transmissões ao vivo de importantes eventos.

Revista Fanzine
No dia 15 de abril de 2004, o CRIpor lançou o jornal Fanzine com o propósito de estreitar os laços com seus ouvintes. A publicação, que em janeiro de 2008 passou a ser uma revista bimestral, cuja versão digital é disponibilizada na página do CRIpor, traz informações sobre as atividades da CRI, modernizações e mudanças, importantes acontecimentos da vida política, econômica, cultural e social, entre outros vários aspectos da vida chinesa, além dos intercâmbios entre a China e os países lusófonos.

Escritório de Representação no Brasil
Em 1999 foi estabelecido no Rio de Janeiro o Escritório de Representação da Rádio Internacional da China no Brasil. Nesse período, cinco jornalistas do CRIpor foram enviados ao Rio na condição de correspondentes dessa emissora.

Escritório Geral da Rádio Internacional da China na América Latina
Desde 31 de março de 2011, o Rio de Janeiro, Brasil, abriga o Escritório Geral da Rádio Internacional da China na América Latina. O CRIpor destacou um de seus profissionais ao cargo do secretário-executivo do escritório.

Fonte: Rádio Internacional da China (CRI - China Radio International)

Nenhum comentário:

Postar um comentário