A Rádio Vaticano é uma rádio multimídia e não uma ‘velha rádio’ em ondas curtas: trabalha em sinergia com os outros meios de comunicação do Vaticano, com redes de rádio católicas e do serviço público e agências de informação e em estreita colaboração com várias Conferências Episcopais – como é o caso do Programa Brasileiro, criado em 12 de março de 1958.
No sentido de um amplo envolvimento de todos e de um comum sentimento de pertença deste dia 13 de fevereiro, a Direção de Programação da RV convidou todas as redações linguísticas da emissora a reservarem um espaço em suas grades a esta recorrência.
A RV é uma comunidade de cerca de 400 funcionários de 60 nacionalidades diferentes. Temos 40 redações de línguas diversas, algumas nascidas 80 anos atrás, na fundação da Rádio do Papa.
Sobretudo, a RV é uma emissora de “serviço público” a serviço da Igreja e do Papa no
diálogo com o mundo, dando voz a quem frequentemente não a tem.
Graças a seus 17 noticiários transmitidos ao vivo, aos espaços de aprofundamento e
comentários, nossa emissora chega às realidades de cada país em perspectiva universal, com uma abordagem cristã.
Por isso, cada redação dedica programas hoje ao Dia Mundial do Rádio, fazendo-o de modo diferente, de acordo com suas exigências e disponibilidade.
O Programa Inglês, por exemplo, dedica meia hora de sua grade a informações específicas sobre a atividade radiofônica em algumas partes do mundo.
O Programa Italiano oferece uma geral na realidade do rádio nos cinco continentes. Foram também realizadas entrevistas com missionários combonianos na África e na Ásia, para ilustrar a realidade do Rádio nestes continentes.
Os colegas italianos dão prioridade à relação entre o Rádio e o Papa, propondo algumas entrevistas que João Paulo II concedeu no avião, durante suas inúmeras viagens.
Já o Programa Espanhol transmite entrevista ao Presidente da Academia Espanhola de Rádio e um editorial sobre a importância atual do meio radiofônico, analisando o desenvolvimento tecnológico e suas potencialidades. Será recordado também o precioso serviço prestado pela RV aos prisioneiros durante a Segunda Guerra Mundial.
Também os Programas Russo e Escandinavo se concentram no serviço público oferecido pelo Rádio em uma sociedade em evolução e como tem mudado a maneira de ‘sentir-se’ comunidade.
O primeiro Dia Internacional do Rádio foi amplamente recordado no site da RV – em suas 40 línguas.
(CM)
Fonte: Site da Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário