A Rádio Voz da América (VOA) completou no último dia 01 de fevereiro 70 anos de emissão em Ondas Curtas para o mundo.
O presidente Obama enviou uma mensagem à Voz da América por ocasião do 70º aniversário da criação desta agência de rádio internacional afirmando ser a “voz de liberdade” que faz lembrar aos povos que vivem em sociedades oprimidas de que eles não estão sozinhos.”
Outras mensagens vídeo recebidas pela administração da VOA, vieram da Secretária do Estado Hillary Clinton, e dos Nobeis da Paz, Aung San Suu Kyi e Dalai Lama, nas quais rendem homenagens a VOA cuja primeira emissão foi transmitida no dia 1 de Fevereiro de 1942.
Na audiência de celebração do evento na sede da VOA em Washington DC estavam os actuais e antigos responsáveis da a agência incluindo Walter Roberts o ultimo sobrevivente da pequena equipa que organizou a primeira emissão para Alemanha nazi durante a Segunda Guerra Mundial.
O presidente Obama disse que milhões de pessoas em todo o mundo “alimentam e animam” as esperanças através das emissões da Voz da América. “Perante censuras dos governos estrangeiros, vocês transmitem notícias objectivas e exactas. Perante regimes que negam os direitos universais, vocês defendem a liberdade e a democracia,” adiantou o presidente Obama.
Na sua mensagem, a Secretária de Estado Clinton realçou que a agência se adaptou a um mundo em rápida mutação e crescimento rumo a uma “vibrante rede de multimédia que usa todos os meios disponíveis, desde a televisão até Twitter.”
O presidente Obama e a Secretária de Estado Clinton prestaram homenagem ao repórter da VOA Mukarram Khan Aatif, morto por militantes Talibãs numa região tribal do Paquistão.
A líder da democracia Birmanesa e Nobel da Paz Aung San Kyi disse que comemorar os 70 anos da VOA é quase que festejar o aniversário de um amigo e citamos: “porque a VOA e outras estações de rádio foram amigos de companhia durante os meus longos anos de prisão domiciliária.”
Na sua mensagem de felicitação, o líder espiritual Tibetano, Dalai Lama disse ser “lamentável que a censura e a distorção da informação continuam a prevalecer em algumas partes do mundo.” Por essa razão adiantou que as “agencias como a Voz da América são altamente importantes na distribuição de notícias retractadas e imparciais.”
História da Voz da América
A Voice of America (em português conhecida como Voz da América) ou VOA é o serviço oficial de radiodifusão internacional do governo dos Estados Unidos da América. É retransmitida em mais de 44 idiomas (via rádio) e 24 idiomas (via televisão) por várias estações ao redor do mundo e está sob supervisão do International Broadcasting Bureau, uma instituição vinculada à Presidência dos Estados Unidos da América e que teoricamente garantiria a isenção da VOAperante a política externa norte-americana. A Voz da América tem seus escritórios localizados na 330 Independence Avenue SW, em Washington DC, 20237, EUA.
A VOA foi organizada durante a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de transmitir notícias e propaganda política para países da Europa e Norte da África sob ocupação militar da Alemanha Nazista. Suas transmissões se iniciaram em 01 de fevereiro de 1942.
Em 17 de fevereiro de 1947, foram iniciadas as transmissões da VOA para a União Soviética. Durante o período da Guerra Fria, a VOA esteve sob controle da Agência de Informação dos Estados Unidos. Em 1980, a VOA criou um serviço televisivo e programas regionais específicos direcionados para Cuba (a Radio Marti e a TV Marti).
A partir de 2000, a VOA começou a transmitir em inglês pela Internet. Parte do conteúdo também está disponível em outros idiomas através de uma rede distribuída com mais de 14000 servidores em cerca de 65 países. O International Broadcasting Bureau, em seu orçamento para 2007, propõe a redução da programação em inglês da VOA (com a eliminação de programas como o News Now) e a manutenção da programação em inglês para a África e da página em inglês na Internet.
Legislação restritiva
A Voz da América está proibida, por força da Lei Smith-Mundt de 1948, de transmitir diretamente para os cidadãos norte-americanos. O objetivo desta legislação seria o de evitar que o governo federal tivesse um canal direto para o público doméstico (diferentemente do que ocorre em muitos países europeus e mesmo no Brasil), algo que deriva parcialmente da ausência nos Estados Unidos, do Estado como responsável pela transmissão local de rádio e TV. Naturalmente, a lei também surgiu para satisfazer os interesses das empresas comerciais de radiodifusão norte-americanas, reduzindo a concorrência.
Mesmo as redes públicas PBS (TV) e NPR (rádio), que funcionam parcialmente com financiamento do Estado, não operam sob a supervisão governamental mantida sobre corporações de radiodifusão estatais típicas (como a britânica BBC). Alegadamente, nenhuma outra empresa de radiodifusão internacional possui tamanha restrição governamental sobre suas atividades.
Em casos especiais, tal como na transmissão em 1981 do programa de TV Let Poland Be Poland, é necessária a aprovação prévia do Congresso para a exibição ao público norte-americano. Todavia, a VOA pode ser captada em ondas curtas e em streaming de áudio através da Internet, o que minimiza o efetivo alcance restritivo da legislação.
Programação
A Voz da América tem 22 correspondentes domésticos e 16 ultramarinos, todos cidadãos norte-americanos e funcionários do governo dos Estados Unidos. Eles são reforçados por correspondentes "freelance" em vários países, que fazem reportagens em inglês e nos numerosos idiomas utilizados pelos serviços da VOA. A vinheta de intervalo é "Yankee Doodle", interpretado por uma banda de música, seguido pela frase "this is the Voice of America, signing on" ("esta é a Voz da América, conectando").
Fonte: VOA e Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário