terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Rádio Argentina para o Exterior (RAE) faz aniversário de 55 anos

 

A Rádio Argentina para o Exterior (RAE) completa neste mês de fevereiro 55 anos de história.

História da RAE

Rádio Argentina para o Exterior (RAE)

R.A.E. (Radiodifusión Argentina al Exterior) – O Serviço de Ondas Curtas e Internet de nosso país. A emissora festejará aniversário de 55 anos próximo dia 12 de fevereiro.

O indicativo de “Embaixada”, inspira-se na difusão semanal (de segunda a sexta) – em 7 idiomas e com recepção em grande número de países – de uma mensagem que persegue brindando a sua extensa Audiência com uma imagem viva da República Argentina.

R.A.E. Emite sua programação em nossa língua mãe, o espanhol, e também em japonês, português, inglês, italiano, francês e alemão.

A emissora internacional de Ondas Curtas e Internet, integra o atual SISTEMA de RADIO y TELEVISIÓN ARGENTINA S.E.,RTA (ex Sistema de Meios Públicos S.E.) com estúdios e redação no edifício de LRA 1 Radio Nacional – calle Maipú 555-  Planta Transmissora em General Pacheco, Província de Buenos Aires.

Conteúdo emitido

A transmissão de R.A.E., procura proporcionar, a uma audiência não só de argentinos residentes no exterior, mas também de estrangeiros de distintas nações - ansioso para conhecer-nos melhor - as múltiplas facetas da realidade argentina.

Desta maneira, a programação inclui os variados aspectos sociais, econômicos e políticos, também os relativos às áreas culturais e científicas. Em definitiva, o acontecer diário com notas que incluem artes plásticas, os trabalhos literários, o espetáculo (o cinema argentino, distinguido periodicamente nos principais festivais, tem um protagonismo especial) assim como o turismo, o esporte e o comercio exterior. Também os avanços tecnológicos locais e em inovação, capital num mundo em constante transformação. As iniciativas do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva merecem um espaço especial na informação.

A mensagem da R.A.E. é não descuidar da nossa historia. Isto é, abraçar igualmente o passado e o presente da Argentina, suas personalidades de ontem e de hoje, suas intelectuais, empresários, desportistas e pensadores. O conteúdo de sua programação inclui a atualidade latino americana, com atenção aos acordos políticos, econômicos e culturais da região, com especial atenção ao MERCOSUR.

O tratamento dos Direitos Humanos - como política de Estado- ao igual que os direitos inalienável de nossas Ilhas Malvinas são temas de atenção particular, tanto como a presença na Antártida (a partir do acionar da Direção Nacional do Antártico e do Instituto Antártico Argentino)  assim como o ponderado desempenho da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CONAE). Também ocupa um lugar especial o desenvolvimento na área científica e tecnológica, a partir de uma decisão política implantada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva.


A informação jornalística

As notícias ocupam um lugar destacado na programação de R.A.E.
Uma equipe especializada de jornalistas seleciona e desenvolve o material correspondente.
Os redatores buscam refletir a realidade nacional em sua projeção internacional.

A informação é variada e completa, com detalhe da atividade oficial e ampla cobertura das viagens presidenciais ao exterior do país – inclui, em espanhol, a difusão das mensagens presidenciais tanto fora como dentro da Argentina-, assim como as atividades desenvolvidas por nossa Chancelaria e seus principais referentes. Também informa sobre as missões comerciais e empresariais realizadas em diferentes países, e feiras internacionais.

Convém ressaltar que para muitíssimos ouvintes de todo o mundo, R.A.E., constitui A ÚNICA FONTE PERMANENTE DE INFORMAÇÃO sobre o acontecer argentino de cada dia.

Nossa música

Outro dos objetivos de R.A.E., é difundir nosso folclore em suas duas vertentes principais: a música nativa regional e provincial, e a música nativa cidadã – o tango-, sublinhando as obras de nossos autores e máximos intérpretes. A porcentagem de tango e folclore é maior do que outras expressões populares – como o rock nacional, que também tem protagonismo - em virtude do pedido dos ouvintes.

Audiência e correspondência

Um grande número de ouvintes escreve periodicamente desde diversas partes do mundo. Em suas cartas e e-mails enviam os correspondentes informes de recepção com os quais se avaliam e quantifica a penetração da transmissão da R.A.E.

Não é raro, assim mesmo, o caso de ouvintes que mantém intercâmbio epistolar com locutores dos diversos idiomas num tom de amizade. Muitas vezes enviam fotos de si mesmos e de suas famílias, revistas, folhetos, postais e calendários.

Principalmente, R.A.E. é conhecida no mundo por suas Ondas Curtas. E como dado que reforça este tipo de emissão – muito popular alguma década atrás – deve-se considerar que rádios de países centrais, como a BBC, Radio France Internacional, a Deutsche Welle e Radio Nederland, possuem e utilizam as Ondas Curtas, além das técnicas sofisticadas à sua disposição.

Breve historia de R.A.E., e seu antecedente

Durante a primeira presidência de Juan Domingo Perón – em 11 de abril de 1949 - constituiu-se o SERVIÇO INTERNACIONAL RADIOFÔNICO ARGENTINO, “S.I.R.A.”, dependente da Subsecretaria de Difusão, um organismo que figurava na estrutura do Ministério de Relações Exteriores e Culto.

Em setembro de 1955, logo após o golpe de Estado que derrubou ao governo peronista, ficou suspenso o Serviço Internacional de Ondas Curtas.
Este serviço voltou a surgir formalmente como RADIODIFUSIÓN ARGENTINA AL EXTERIOR, R.A.E., em 12 de fevereiro de 1958.

A partir desse momento e de forma ininterrupta, o objetivo do Serviço é fazer que se conheça a República Argentina no exterior.

Em síntese

R.A.E. deseja levar a voz dos argentinos a todas as latitudes para que no exterior saiba-se como somos, o que fazemos e o que pensamos. Que se conheça como é nossa paisagem e que dimensões alcançam as obras de nossos artistas, cientistas e as conquistas de nossos desportistas. Também, para que conheçam o perfil do país que se busca, privilegiando um contexto latino americano em comum.

R.A.E. É A VOZ ARGENTINA NO MUNDO.

R.A.E. É uma EMBAIXADA de AMIZADE, COOPERAÇÃO E ESPERANÇA que NÃO RECONHECE FRONTEIRAS.
R.A.E. É a MÃO ESTENDIDA de UM PAÍS com VOCAÇÃO de PAZ que ASSIM CONSTROEM SEU DESTINO.


Fonte: RAE

Nenhum comentário:

Postar um comentário