sexta-feira, 1 de março de 2013

A Rádio a Voz da Rússia faz 84 anos em 2013




A Rádio a Voz da Rússia faz 84 anos em outubro de 2013

A Rádio Voz da Rússia é uma das maiores rádios do mundo. Ela começou a transmitir para o exterior a partir de Moscou a 84 anos, em 29 de outubro de 1929. A Voz da Rússia é uma das cinco estações de rádio mais populares do mundo.

Inicialmente a estação de rádio se chamava Rádio Moscou e a sua tarefa era contar aos estrangeiros sobre a União Soviética. Mais tarde foi rebatizada de Voz da Rússia. Os primeiros programas foram transmitidos em alemão. Em breve também estavam disponíveis em Francês e Inglês. A BBC internacional começou a emitir apenas três anos mais tarde e a Voz da América, sete anos mais tarde.

Hoje a Voz da Rússia está apostando em tecnologias modernas como novas formas de desenvolvimento. A empresa de rádio é pioneira nacional em formato digital, expandindo sua presença na Internet. Os programas da Voz da Rússia podem ser ouvidos a partir de um telefone celular. Segundo o presidente da rádio, Andrei Bistritski, o mais importante é a qualidade e a procura de novas formas de alcançar os ouvintes.

"Pretendemos melhorar a qualidade das transmissões. Esperamos obter bons resultados na França e na Alemanha, ao entrarmos em redes digitais locais e começarmos a transmitir no território desses países. Além disso, pretendemos iniciar a transmissão em redes locais de Islamabad (Paquistão) em urdu. Há uma chance em todo o Norte da África - do Cairo a Marrocos. Possivelmente a Voz da Rússia vai abrir agências avançadas em Paris e Berlim. Além disso, é claro, vamos reforçar o nosso componente multimedia e trabalhar de forma mais ativa nas redes sociais".

Acrescentamos que a Voz da Rússia já tem cinco estúdios estrangeiros: em Washington, Londres, Rio de Janeiro, Istambul e Kiev. Como mostram os estudos, milhões de pessoas ouvem a rádio em diferentes partes do mundo: estudantes, empresários, donas de casa, intelectuais e até mesmo chefes de Estado.

A Rádio Moscou deu às pessoas a esperança e a fé no futuro durante a Segunda Guerra Mundial. Não é nenhum exagero dizer que a rádio deu a sua contribuição para a vitória sobre a Alemanha nazista. Sob as ordens de Hitler, tentaram silenciar a voz de Moscou. Mas ela continuou a ser ouvida mesmo em campos de concentração, com rádios improvisados.

Ela ajudou a lutar e a acreditar na vitória. Um dos veteranos das emissões, Leonid Sigan, veio trabalhar para a rádio durante a guerra, em 1943. Ele agora dirige o departamento de radiodifusão em polonês. Leonid Sigan chama a Voz da Rússia de sua segunda casa.

"Eu tinha 20 anos quando primeiro me sentei diante de um microfone na Segunda Guerra Mundial. Na época havia apenas transmissões ao vivo. Devo dizer que em todos os anos de radiodifusão a Voz da Rússia tem tido uma audiência muito grande em todo o mundo. A Voz da Rússia continua sendo procurada hoje, na era da Internet e redes sociais".

A empresa recebe milhares de cartas de todo o mundo. Em alguns países existem associações de amigos da Voz da Rússia. Assim, os fãs de todas as prefeituras (cidades) do Japão criaram um clube. Eles realizam festivais e concursos de caridade. Os fundos arrecadados ajudaram a criar um site que está hospedando os programas mais interessantes da Voz da Rússia.

A Voz da Rússia está agora transmitindo em 160 países. Em ondas curtas e médias, na banda FM e via satélite. Todos os dias há mais de 170 horas de programação com audiência de mais de cem milhões de pessoas. Os mais de 1500 programas falam sobre a história, cultura, política externa e interna da Rússia. A rádio pode ser ouvida em todos os continentes, em 44 idiomas. Em suma, a Voz da Rússia fala com o mundo!

Dos estúdios da Voz da Rússia em Moscou o Jonas Bernardino edita o Clube de Amigos com o programa Onda Dx. “Neste programa  temos muita informação do mundo do rádio, também registramos a correspondência dos nossos amigos ouvintes”.


Fonte: Rádio Voz da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário